As redes sociais vieram facilitar (e muito!) a interação direta e instantânea entre marcas e consumidores. Isto permitiu uma personalização em massa e um alcance global, mas também um grande sentido de responsabilidade na apresentação de produto. Quais são, afinal, os princípios a ter em conta na apresentação de um produto no digital?
Através da utilização das ferramentas que muitas Apps e redes sociais disponibilizam, pode considerar-se que se dá voz a indivíduos que são a sua própria marca e a pequenas empresas – o que permite que se dê a conhecer o seu negócio. Além disso, permitem a segmentação mais precisa do seu público.
É fácil de perceber que as redes sociais causam um grande impacto nas decisões de compra e no comportamento dos consumidores.
Assim, pode depreender-se também, que quem as utiliza para fins profissionais fica automaticamente imputado a uma maior responsabilidade aquando da apresentação dos seus produtos.
Princípios a ter em conta na apresentação de produto
É importante que as informações transmitidas na apresentação de um produto se rejam pelos princípios de:
- Responsabilidade – transmissão da informação de forma ética e consciente, promovendo o bem-estar coletivo e respeitando a diversidade;
- Veracidade – verificar factos, sem “moldar” a informação a seu favor e evitar a disseminação de fake news;
- Transparência – divulgar, de forma clara, parcerias e/ou patrocínios, assim como potenciais conflitos de interesse. É importante identificar as fontes – o que ajuda a construir confiança e credibilidade;
- Ética – assegurar que toda a comunicação seja compreensível, evitando exageros e promessas, assim como a transmissão da informação sobre possíveis riscos e limitações. Devem utilizar-se práticas de marketing que respeitem o meio e a sociedade, e seguir as regulamentações e normas legais vigentes.
- Autenticidade – humanização da marca/pessoa/comunicação, mantendo a consistência na comunicação, a interação genuína com o público, a publicação de conteúdo real e autêntico, com credibilidade, empatia (demonstrando compreensão e consideração) e originalidade;
- Acessibilidade – comunicação e diálogo autêntico e acessível para com o público, que seja compreensível para todos. Pode utilizar-se texto alternativo e legendas.
Mas podem existir desafios…
Durante o processo de apresentação de um produto no digital, podemos encontrar alguns desafios. A pressão para exagerar na apresentação de um determinado produto, ou a pressão para deturpar a qualidade dos produtos, normalmente para exagerar em benefício, são exemplos reais.
Neste caso, é importante manter a fidelidade à realidade, sem comprometer a estratégia de marketing – daí ser importante que se aceite apenas, à priori, as campanhas com que a pessoa se identifique e acredite.
Para além disso, um dos maiores desafios que pode existir é equilibrar a autenticidade com o profissionalismo, de modo a manter um tom sério e profissional.
Referências bibliográficas
- Dias, Jaqueline. (2017). A Influência do Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor: Análise do Engagement nas Redes Sociais. Dissertação de Mestrado. Disponível em: FINAL – FINAL.pdf (ipl.pt).
- Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Guia de Boas Práticas Digitais para a Melhoria da Produtividade. Disponível em: https://www.abdi.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Guia-de-Boas-Praticas-Digitais.pdf.
- Rodrigues, Emanuelly & Ruiz, Erasmo. (2023). Aspectos Éticos do Uso de Redes Sociais para Empreendedorismo em Psicologia. Revista Multidisciplinar em Saúde. 4. 10.51161/conais2023/21431.
- Araújo; Resenha do artigo intitulado “Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino” 2023 v. 4 n. 8 (2023): Revista Processus Multidisciplinar.
- Blog Voitto. (2021). Entenda a importância das redes sociais para empreender. Disponível em: https://voitto.com.br/blog/artigo/redes-sociais-para-empreender.