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Como usar as redes sociais para fazer crescer o teu negócio?

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Um estudo de 2022, realizado no mercado americano pelo MarketingSherpa, aponta que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais. Para além disso, 64% dos entrevistados indicaram que já compraram um produto, ou contrataram um serviço, após verem as propagandas nessa rede social.

Isto é um ótimo sinal! Estes números indicam que, efetivamente, pode fazer muita diferença utilizar as redes sociais como plataforma de aumento da visibilidade da marca.

Mas como podes fazê-lo?

Avaliação de perfil das redes sociais

Começa pela avaliação do teu perfil, nessa rede social, analisando através das métricas da própria aplicação:

  • O nicho que pretendes atingir
  • A idade e género (se fizer sentido) do público-alvo
  • A localização geográfica
  • A capacidade económica
  • Os gostos do teu público-alvo (torna-se mais fácil conseguirmos produzir esses mesmos conteúdos)
  • As “dores” do teu público-alvo (podes colocar questões à tua audiência)

Como atingir o teu cliente ideal?

Teres um relacionamento mais próximo com o teu público é fundamental para que se promova uma melhoria do posicionamento da marca, serviço ou produto no mercado. Desta forma, consegue-se a construção de uma base de consumidores fiéis e é possível, ir-se alterando a estratégia consoante os indicadores das redes sociais.

Para teres uma comunicação eficaz, o planeamento é essencial. É importante existir uma comunicação delineada e pensada, e apostar em “escolher qualidade em vez de quantidade”. Pode ajudar pensar no fio condutor que se pretende transmitir, e agir consoante isso.

Vamos a algumas dicas e exemplos concretos, que podes aplicar:

  • Desenvolver um calendário de publicações;
  • Coloca-te no lugar do cliente/nicho;
  • Mantém o conteúdo atualizado;
  • Cria uma relação saudável com a comunidade;
  • É mais fácil que a comunidade se relacione com a pessoa/marca se existir uma demonstração de como é que se chegou até “aqui”, do que mostrarmos só um produto final;
  • Podes procurar inspiração noutras empresas/pessoas/entidades.

Métricas de crescimento nas redes sociais

Não menos importante, é ires avaliando e percebendo este crescimento através de:

  • Número de cliques por publicação;
  • Alcance das publicações;
  • Horários de maior interação do teu público;
  • Métricas dos conteúdos (e se está a gerar interação);
  • Número de visitas (gera follow up? vendas?).

A sociedade atual está dependente de uma conetividade digital. Se se souber tirar partido disso ter-se-á mais facilidade em desenvolver negócios e venda de produtos e serviços!

Referências bibliográficas

  1. Rodrigues, Emanuelly & Ruiz, Erasmo. (2023). ASPECTOS ÉTICOS DO USO DE REDES SOCIAIS PARA EMPREENDEDORISMO EM PSICOLOGIA: UMA PESQUISA DOCUMENTAL. Revista Multidisciplinar em Saúde. 4. 10.51161/conais2023/21431.
  2. Araújo; Resenha do artigo intitulado “Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino” (2023).  v. 4 n. 8 (2023): Revista Processus Multidisciplinar.
  3. https://voitto.com.br/blog/artigo/redes-sociais-para-empreender
  4. https://www.oficina.pt/empreendedorismo/comunicacao-e-marketing/CIMAVE_secpro_ComMark_ApresRedesSociais.pdf
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