Um estudo de 2022, realizado no mercado americano pelo MarketingSherpa, aponta que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais. Para além disso, 64% dos entrevistados indicaram que já compraram um produto, ou contrataram um serviço, após verem as propagandas nessa rede social.
Isto é um ótimo sinal! Estes números indicam que, efetivamente, pode fazer muita diferença utilizar as redes sociais como plataforma de aumento da visibilidade da marca.
Mas como podes fazê-lo?
Avaliação de perfil das redes sociais
Começa pela avaliação do teu perfil, nessa rede social, analisando através das métricas da própria aplicação:
- O nicho que pretendes atingir
- A idade e género (se fizer sentido) do público-alvo
- A localização geográfica
- A capacidade económica
- Os gostos do teu público-alvo (torna-se mais fácil conseguirmos produzir esses mesmos conteúdos)
- As “dores” do teu público-alvo (podes colocar questões à tua audiência)
Como atingir o teu cliente ideal?
Teres um relacionamento mais próximo com o teu público é fundamental para que se promova uma melhoria do posicionamento da marca, serviço ou produto no mercado. Desta forma, consegue-se a construção de uma base de consumidores fiéis e é possível, ir-se alterando a estratégia consoante os indicadores das redes sociais.
Para teres uma comunicação eficaz, o planeamento é essencial. É importante existir uma comunicação delineada e pensada, e apostar em “escolher qualidade em vez de quantidade”. Pode ajudar pensar no fio condutor que se pretende transmitir, e agir consoante isso.
Vamos a algumas dicas e exemplos concretos, que podes aplicar:
- Desenvolver um calendário de publicações;
- Coloca-te no lugar do cliente/nicho;
- Mantém o conteúdo atualizado;
- Cria uma relação saudável com a comunidade;
- É mais fácil que a comunidade se relacione com a pessoa/marca se existir uma demonstração de como é que se chegou até “aqui”, do que mostrarmos só um produto final;
- Podes procurar inspiração noutras empresas/pessoas/entidades.
Métricas de crescimento nas redes sociais
Não menos importante, é ires avaliando e percebendo este crescimento através de:
- Número de cliques por publicação;
- Alcance das publicações;
- Horários de maior interação do teu público;
- Métricas dos conteúdos (e se está a gerar interação);
- Número de visitas (gera follow up? vendas?).
A sociedade atual está dependente de uma conetividade digital. Se se souber tirar partido disso ter-se-á mais facilidade em desenvolver negócios e venda de produtos e serviços!
Referências bibliográficas
- Rodrigues, Emanuelly & Ruiz, Erasmo. (2023). ASPECTOS ÉTICOS DO USO DE REDES SOCIAIS PARA EMPREENDEDORISMO EM PSICOLOGIA: UMA PESQUISA DOCUMENTAL. Revista Multidisciplinar em Saúde. 4. 10.51161/conais2023/21431.
- Araújo; Resenha do artigo intitulado “Contribuições do uso de redes sociais virtuais para o empreendedorismo feminino” (2023). v. 4 n. 8 (2023): Revista Processus Multidisciplinar.
- https://voitto.com.br/blog/artigo/redes-sociais-para-empreender
- https://www.oficina.pt/empreendedorismo/comunicacao-e-marketing/CIMAVE_secpro_ComMark_ApresRedesSociais.pdf