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O papel da Alimentação no Neurodesenvolvimento nos primeiros 1000 dias

Índice:

Alimentação no Neurodesenvolvimento

Os primeiros anos de vida de uma criança são essenciais para a saúde e o desenvolvimento posteriores. Principalmente, devido à rapidez com que o cérebro cresce desde que o bebé está na barriga da mãe até à primeira infância. Conheces o real impacto da alimentação no neurodesenvolvimento?

Embora o cérebro continue a desenvolver-se e a mudar na idade adulta, os primeiros 8 anos podem construir uma base para a aprendizagem futura, a saúde e o sucesso na vida.

De acordo com o Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, existem 3 pilares considerados “The Foundations of Lifelong Health”, que para além da componente genética, todos eles estão relacionados de alguma forma com o neurodesenvolvimento.

Enquanto Nutricionistas e profissionais de saúde, temos o privilégio de poder atuar em todos eles, da gravidez à infância, e assim garantir um desenvolvimento saudável das futuras gerações. São eles:

Relações estáveis e responsivas

“Um ambiente estável e responsivo de relacionamentos, que proporcionem às crianças interações consistentes, estimulantes e protetoras com os adultos, que melhorem a sua aprendizagem e as ajudem a desenvolver capacidades adaptativas que promovam sistemas de resposta ao stress bem regulados.”

Dentro do primeiro pilar, podemos destacar o papel das interações “serve and return” que moldam a arquitetura do cérebro, e que à mesa se refletem no conceito de Alimentação Responsiva.

A Alimentação Responsiva traduz-se em “Práticas alimentares que incentivam a criança a comer de forma autónoma e em resposta às necessidades fisiológicas e de desenvolvimento, o que pode incentivar a autorregulação na alimentação e apoiar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.”

De acordo com o proposto por revisões internacionais, a Alimentação Responsiva é concetualizada como um processo de 4 etapas:

  1. O cuidador cria uma rotina, estrutura, expectativas e contexto emocional que promovem a interação;
  2. A criança responde e sinaliza ao cuidador;
  3. O cuidador responde prontamente de uma maneira que seja emocionalmente favorável, contingente e apropriada ao desenvolvimento;
  4. A criança começa a prever as respostas do cuidador.

Ambientes seguros e de apoio

“Ambientes físicos, químicos e construídos seguros e de apoio, que proporcionem locais para as crianças, livres de toxinas e medo, que permitam a exploração ativa e segura e ofereçam às famílias que criam crianças oportunidades de exercício e de estabelecer ligações sociais.”

Enquanto Nutricionistas, temos o papel de minimizar a exposição a toxinas e contaminantes ambientais através da alimentação das famílias que acompanhamos. Realçando a presença de metais pesados nos alimentos, nomeadamente o metilmercúrio, o chumbo, o cádmio e o arsénio, que presentes na alimentação da mãe durante a gravidez ou na alimentação de bebés e crianças pequenas, em quantidades excessivas, podem ter efeito negativo no neurodesenvolvimento da criança.

Nutrição Adequada

“Uma nutrição saudável e adequada, que inclui a ingestão de alimentos e a prática de hábitos alimentares que promovem a saúde, começando ainda no estado nutricional em pré-conceção da futura mãe.”

O papel do estado e aporte nutricional desde a pré-conceção até aos primeiros anos de vida no neurodesenvolvimento do bebé é inegável.

Os primeiros 1000 dias são uma janela de oportunidade única para garantir que os nutrientes certos estão presentes nos momentos-chave do desenvolvimento cerebral do bebé, dando a melhor oportunidade possível aquele bebé de ter um desenvolvimento saudável.

Os nutrientes essenciais são:

  • Lípidos (Ácidos Gordos Polinsaturados de cadeia longa e fosfolípidos)
  • Aminoácidos (Tirosina e triptofano)
  • Minerais (Ferro, zinco e iodo)
  • Vitaminas (Vitamina A, Vitamina B12, Folato, Vitamina D)

As bases para uma saúde duradoura ao longo da vida são construídas nos primeiros 1000 dias de vida do bebé e o Nutricionista tem a oportunidade de contribuir diretamente em cada uma delas.

Referências bibliográficas

  1. Center on the Developing Child Harvard University. (2010). The foundations of Lifelong Health (In Brief). Consultado em novembro 2018. Retirado de: InBrief: The Foundations of Lifelong Health (harvard.edu)
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